Governança, Risco e Conformidade

A Gaspetro segue as melhores práticas de governança corporativa, e utiliza avançados instrumentos de gestão empresarial, adotando, também, o Código de Ética e o Guia de Conduta do Sistema Petrobras. A administração da Gaspetro é pautada pela ética, responsabilidade corporativa e transparência. A estrutura de Governança Corporativa da Gaspetro é formada pelos seguintes órgãos:

  • Conselho de Administração: órgão de orientação e direção superior da Companhia, formado por sete membros, com mandatos de três anos, que se reúnem uma vez por mês ordinariamente. O Conselho tem como atribuições principais fixar a orientação geral da Companhia, sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos.
  • Conselho Fiscal: formado por três membros, eleitos anualmente pelos acionistas em Assembleia Geral Ordinária. As suas atribuições e deveres encontram-se previstos na Lei das Sociedades por Ações, sem prejuízo de outras atribuições que lhe sejam conferidas em virtude de disposição legal ou por determinação da Assembleia Geral.
  • Diretoria Executiva: órgão da administração geral da Companhia, formada por quatro membros (1 Diretor Presidente e 3 Diretores), eleitos pelo Conselho de Administração, para mandatos de três anos.

A Gaspetro possui Auditoria Interna, com atribuição de avaliar as atividades e controles interno da Companhia e de sua controlada e coligadas. A Companhia também conta com a sua Gerencia de Risco e Conformidade, responsável por assegurar a conformidade de processos e mitigar riscos. Em complemento, a Gaspetro utiliza serviços de Auditoria Independente Externa, contratada pelo seu Conselho de Administração, com objetivo de verificar e atestar a exatidão das demonstrações contábeis da Companhia.

Conformidade corresponde a um conjunto de medidas internas destinadas a assegurar o cumprimento das normas legais e demais regulamentos, buscando prevenir, detectar e corrigir desvios e não conformidades, principalmente aqueles associados a questões de ética e de integridade, proporcionando credibilidade e respeito à Companhia.

O compromisso com a ética e com o combate à fraude, à corrupção e à lavagem de dinheiro norteiam a atuação da Companhia, que segue empenhada em fortalecer seus mecanismos de controle, proporcionando maior transparência e eficiência no desenvolvimento de suas operações.

Nesse sentido, a Gaspetro, orientada pelas diretrizes de integridade corporativa compartilhadas por suas acionistas, que incluem robustos programas como o Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção - PPPC, adota  às melhores práticas de mercado que estabelecem mecanismos de prevenção, detecção e correção de atos não condizentes com as condutas estabelecidas e requeridas pela Companhia.”
 

Praia d
e Botafogo - 300 - 12º Andar - Sala 1201

Bairro: Botafogo - Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ - CEP: 22250-040
Phone: +55 (021) 3952-2200

acesso à informação
 TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

canal de denúncia
© 2017 Gaspetro - Todos os direitos reservados.